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Horário de funcionamento:

  • Homens: 3as e 5as feiras - das 17:00 às 22:00 horas
  • Mulheres: 4as feiras - das 18:00 às 22:00 horas
  • Misto (Homens e Mulheres): 6as feiras - das 18:00 às 22:00 horas; aos sábados - das 10:00 às 19:00 horas; e domingos das 10:00 às 14:00 horas

Trajes para frequência da Sauna:

  • Homens: Calção ou Sunga
  • Mulheres: Maiôs ou Biquinis

A sauna é uma técnica tão antiga quanto os egípcios. Assim como eles, os fenícios, os chineses e os árabes também já conheciam a técnica do banho de vapor. Era um sistema sem a mesma sofisticação e compreensão médica de hoje, porém baseado nos mesmos princípios, unindo tratamento de saúde e relaxamento.

Por tratar-se de um meio saudável e prazeroso para prevenir, aliviar e mesmo curar determinados sofrimentos comuns às pessoas, muitos médicos recomendam os banhos de sauna em seus programas terapêuticos. Os resultados vão desde curar a ressaca, reduzir a insônia e o estresse, combater a artrite e o reumatismo e aliviar a sinusite, até renovar o aspecto da pele, eliminando cravos e espinhas e evitando a flacidez e o envelhecimento precoce.

Benefícios da Sauna

Os benefícios físicos do banho de sauna têm sido objeto de muitos estudos médicos, segundo os quais o intenso calor provoca uma "febre artificial", importante no processo de reabilitação em casos de atrofias musculares, desbacterização e assepsia. A aceleração do pulso produz um fluxo sangüíneo desde os órgãos internos até a pele, exercitando e fortalecendo as glândulas, os vasos capilares e os nervos.

Após o banho de vapor, a súbita imersão em água fria e a rápida alternância entre o frio e o calor reverte a corrente sangüínea para o interior do organismo, condicionando e fortalecendo o sistema regulador cardiovascular simpático e parassimpático. Isso faz esse sistema trabalhar com a máxima eficiência por vários dias, resultado que eventualmente não se obtém com exercícios corporais prolongados (extraído de tese sobre sauna do Dr. Claude Cappadoro, França).

Se você pensa seriamente a respeito de relaxamento, então considere os muitos benefícios e vantagens de um banho de sauna. Basta abastecer o gerador de vapor com água e algumas gotas da sua essência favorita, conectá-lo a uma tomada elétrica comum e em 2 ou 3 minutos você terá abundância de vapor aromático. Relaxamento e rejuvenescimento podem ser obtidos com rápidas e freqüentes sessões de sauna de 15 minutos. À medida que os seus poros se abrem e o suor flui livremente, diminuem a tensão e o estresse acumulados ao longo do dia. Não existe sensação exatamente igual à proporcionada pela sauna. O ácido lático se dissipa com o calor e os músculos ficam descansados e em estado de repouso.

A sauna desintoxica o organismo, livrando o sangue, a pele e o cérebro dos sais minerais, gorduras e toxinas indesejadas. Essas toxinas são eliminadas através das fezes, da urina e do suor, cuja produção é estimulada pelo banho de sauna. Também ajuda a descarregar a eletricidade do corpo e relaxa os músculos e o sistema nervoso, reduzindo dores musculares e calorias em excesso com um mínimo de esforço físico. No ambiente de sauna a temperatura corporal irá aumentar, a pulsação cardíaca será acelerada até alcançar aproximadamente 90 batimentos por minuto e teremos uma super circulação nos vasos sanguíneos do cérebro, do coração e da pele, promovendo a transpiração e estimulando as glândulas endócrinas do corpo, como a tireóide, o pâncreas, as supra-renais, as glândulas sexuais e o fígado.

O banho de sauna pode ser considerado uma das razões da longevidade dos europeus, que o praticam rotineiramente e com disciplina. É uma decisão de bom senso que traz mais saúde e jovialidade. Não há limite de idade para o banho de sauna; crianças, adultos e mesmo pessoas idosas podem desfrutar dessa terapia. Recomenda-se apenas que pessoas com problemas cardíacos ou de pressão arterial consultem antes o seu médico para verificarem a existência de eventuais restrições.

Recomenda-se, também, tomar-se uma boa ducha fria após o banho de sauna. Desde que se tenha com a saúde perfeita, não causa problema algum e, muito pelo contrário, é extremamente benéfica. Após o banho de sauna o nosso organismo fica preparado para resistir à temperaturas bem abaixo de 0°C. A duração da ducha fria deverá ser de aproximadamente 30 segundos, tempo suficiente para ativar a circulação sanguínea resfriando apenas a superfície da pele sem resfriar o interior do corpo, o que poderia torná-lo vulnerável a resfriados, gripes, etc.

A sauna, mais do que um simples banho, é também um hábito de higiene profunda que promove um melhor equilíbrio entre o corpo e a mente. Quem toma uma sauna quer refrescar o corpo e também o espírito através do relaxamento, obtendo assim uma profunda limpeza tanto corporal quanto espiritual.

Veja alguns dos benefícios que o saudável hábito do banho de sauna poderá proporcionar:

  • Fortalece a circulação sanguínea
  • Alivia dores reumáticas e de coluna
  • Combate o estresse e a hipertensão
  • Hidrata a pele e desobstrui os poros
  • Relaxa a musculatura e facilita o sono
  • Ajuda a prevenir a celulite e a flacidez
  • Limpa e desobstrui as vias respiratórias
  • Proporciona agradável sensação de bem-estar
  • Desintoxica e expulsa as impurezas do organismo
  • Combate doenças do sistema respiratório (bronquite, gripe, resfriado, sinusite, etc.)

Muitas pessoas que não tem o hábito da sauna desconhecem alguns pequenos segredos do banho de vapor, como os seguintes:

Barbear-se... Com uma lâmina de barbear comum após ter transpirado bastante e estando coberto por suor proporciona um barbear incrivelmente suave e uma pele macia mesmo sem o uso de gel ou espuma de barbear. Esse resultado também é válido para outras partes do corpo (pernas, por exemplo), além do rosto.

Alívio de resfriados... Alívio temporário de nariz entupido ou peito congestionado pode ser obtido com o banho de vapor. Simplesmente adicione algumas gotas de óleo de eucalipto (uma substância natural) na água a ser vaporizada. O vapor aromatizado dessa forma ajudará a descongestionar as vias respiratórias, que responderão favoravelmente com uma respiração livre e desimpedida.

Socializar-se... Compartilhar uma sessão de sauna com um(a) amigo(a) ou uma pessoa querida pode ser uma boa maneira de se gastar uma meia hora em uma agradável e relaxada conversa.

Limpeza profunda da pele... Devido ao ciclo de abertura e fechamento dos poros durante as fases de transpiração e banho de água fria, a sauna auxilia a limpá-los profunda e meticulosamente.

Melhores resultados com cremes cosméticos... Como após a sessão de sauna os poros estão bem abertos e a pele hidratada, a aplicação de cremes cosméticos ou rejuvenescedores tem maiores chances de apresentar resultados melhores e mais rápidos. A absorção de cremes capilares também é facilitada com o calor e o vapor.

Durante o inverno... A sauna pode proporcionar um alívio nos dias mais frios, aquecendo o corpo e preparando-o para uma cama acolhedora e um sono repousante.

Tire uma soneca... A sauna é um ótimo lugar para se tirar uma rápida soneca, especialmente quando você ajusta a temperatura em um nível relativamente baixo, entre 40° e 50°C.

Não conseguiu dormir... Um pouquinho durante a sessão de sauna? Então aproveite o efeito relaxante que a sauna proporciona para ir deitar-se e dormir logo após o banho de vapor. Ela o levará a um estado de paz e relaxamento, o que provavelmente fará adormecer mais fácil e profundamente.

Horário de funcionamento da Cantina da Sauna
Terça a Sexta-feira - 17:00 às 22:00h
Sábado - 10:00 às 19:00h
Domingo - 10:00 às 14:00h